Imprimir

Deu na Globo: "Quiabo e Diabetes"

Publicado em Notícias

Deu na Globo que o quiabo, por suas propriedades alimentares e principalmente pelo conteúdo de fibras, melhora a glicemia de ratos diabéticos, segundo trabalho científico realizado por 3 estudantes. Assim, se concluiu que o quiabo poderia também influenciar o controle do diabetes em pessoas com esta doença.

Oportuno lembrar que, por várias vezes, temos visto e lido artigos nesse sentido, ou seja, sobre algum alimento, planta ou chá que melhora o diabetes. Em alguns casos, trata-se de feito com animais, geralmente ratos de laboratório, sendo que em outros corresponde a uma crença, de alguma região do país, baseada simplesmente em um “ouvir dizer”. Já aconteceu algo desse tipo até com barbatana de tubarão, que alardeava-se poder curar quase tudo e, se não me engano, até o diabetes.

No evento recente do quiabo, foi afirmado que, devido a seu alto conteúdo de fibras alimentares, ele poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos e, com isso, impedir uma elevação das taxas de glicose.

É muito importante ressaltar, no entanto, que um prato fundo de quiabo, quantidade comparável ao que os ratos da pesquisa comeram diariamente, não substitui as medicações diárias para o diabetes. Cautela é sempre boa providência, quando se trata de ouvir os “milagres“ apregoados por ai!!

Apesar de estarmos em período de festas natalinas e do que esperamos e que desejamos, infelizmente o dito "milagre" acima comentado não corresponde a uma verdade!! Bom seria se assim fosse e quão mais simples e fácil seria a vida!!!

O diabetes vem crescendo assustadoramente em todo o mundo. Serão mais de 400 milhões de pessoas com diabetes, nas próximas décadas, se nada efetivo for feito, e nenhum sistema de saúde conseguirá tratar todo esse contingente. Nós teremos pessoas com a doença no nosso círculo de amigos, na nossa família e todos nós seremos grandes candidatos à doença, a medida que engordamos, ingerimos dieta pouco equilibrada e nos tornamos mais sedentários.

Quiabo é bom, assim como a batata Yakon e outros vegetais, inclusive a cebola, por causa do alto teor de fibras. Porém, o que realmente funciona, além de uma dieta adequada para o tratamento e controle do diabetes, é perder peso e conservar-se no peso ideal, fazer atividade física, no mínimo 3 vezes por semana, manter o bom humor e tomar as medicações corretamente.

Finalmente, não se deve esquecer que as crianças com diabetes,  na imensa maioria dos casos, precisam de aplicações diárias de insulina para não correrem risco de vida e, da mesma forma, nenhuma dieta, na maioria das vezes, substitui as medicações em uso.