Imprimir

Onde você costuma descartar suas agulhas, lancetas e seringas de insulina?

Publicado em Notícias

Essa pergunta pode parecer insignificante, porém infelizmente a reposta é alarmante. Grande parte dos diabéticos que utilizam agulhas para canetas, seringas de insulina, e mesmo as lancetas e tiras reagentes de glicemia capilar, descartam esses materiais no lixo doméstico. Esse lixo, por não ser acondicionado e identificado adequadamente como material perfuro cortante e potencialmente contaminado, vai para aterros sanitários, e pode causar acidentes com possível contaminação de adultos e crianças.

A melhor forma de garantir que esse material terá o destino adequado é descartá-lo em embalagens adequadas, normalmente de coloração amarela ou outro tipo de 

A Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) possui uma Resolução para os serviços de saúde quanto ao destino de tais resíduos, chamada Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), número 306.embalagem usada exclusivamente para descarte de tais resíduos. Essas embalagens, mesmo em casa, devem ser rígidas, devidamente identificadas e mantidas longe do alcance de crianças e animais domésticos. Depois de cheias, tais embalagens devem ser fechadas e podem ser entregues, por exemplo, nas unidades básicas de saúde próximas ao bairro, onde os resíduos terão o destino adequado, evitando dessa forma, acidentes e até mesmo contaminação de outras pessoas. 

Para saber mais, acesse.

Por Dr. Alessandro Capatti, Endocrinologista