O que é Diabetes Mellitus tipo 2?

Há vários tipos de diabetes mellitus, sendo os principais os tipos 1 e 2.

O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença que ainda não possui causas conhecidas, porém possui muitos fatores associados sendo os principais deles o ganho de peso, principalmente em abdomem, a vida sedentária, a alimentação inadequada – muitos doces, alimentos gordurosos, poucas verduras e legumes, além da herança familiar e o envelhecimento. Nesse tipo de diabetes, há inicialmente uma redução da ação da insulina no organismo, ou seja, a insulina é produzida pelo pâncreas, porém, não é identificada pelo organismo e com isso, não consegue realizar corretamente suas funções de metabolizaçao da glicose no sangue. Com o progredir da doença, muitas dessas células pancreáticas responsáveis pela produção da insulina morrem, e o paciente então deixa de produzir este hormônio e passa a precisar de receber aplicações de insulina.

Muitas pessoas com diabetes mellitus tipo 2 permanecem muito tempo sem diagnóstico pois os sintomas iniciais muitas vezes não são percebidos e, às vezes, a pessoa não se importa com eles e não procura tratamento. Os sintomas comuns do diabetes tipo descompensado são: sede excessiva, cansaço fácil, emagrecimento, aumento do apetite e aumento do numero de vezes que se urina e sua quantidade. Por isso, é sempre importante realizar um acompanhamento médico preventivo e se, caso percebido os sintomas, procurar um médico que faça um teste de glicemia!

Aline de Fátima Dias
Estudante de Medicina da UNICAMP

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Av. José Bonifácio, 1901 - Jardim das Paineiras - Campinas - SP,13092-305,Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que você procura?

Insulina Humana

A insulina humana (NPH e Regular) utilizada no tratamento de diabetes atualmente é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante. A insulina chamada de ‘regular’ é idêntica à humana na sua estrutura. Já a NPH é associada a duas substâncias (protamina e o zinco) que promovem um efeito mais prolongado.

Análogo de Insulina

Um análogo de insulina é uma forma alterada de insulina, diferente de qualquer que ocorrem na natureza, mas ainda está disponível para o corpo humano para executar a mesma acção de insulina humana em termos de controle glicêmico.

Canetas Descartáveis

As canetas descartáveis, já vem carregadas com insulina e ao terminar seu uso são dispensadas e pega-se uma nova caneta, dispensa portanto a troca de refis, tornando o uso ainda mais simples.

Canetas Reutilizáveis

As canetas podem ser reutilizáveis, e que se compra o refil de 3 mL de insulina para se carregar na caneta. Neste caso é importante observar que as canetas são específicas para cada fabricante de refil.