Diabetes Infantil. Cuidados e doses de amor.

No próximo dia 12 de outubro, mais um Dia das Crianças chega alegrando milhões de crianças pelo país. É uma data festiva, repleta de presentes e momentos inesquecíveis com familiares. O dia serve também para pensarmos sobre a situação de crianças que, por um ou outro motivo, tiveram a infelicidade de estar doentes nessa data especial. O diabetes é uma dessas doenças que afeta milhares de crianças e, embora traga consequências para toda a vida, pode ser enfrentado com extremo sucesso, tornando essas crianças livres, felizes e desimpedidas, sem o menor sinal do estigma que já tanto caracterizou o diabetes no passado.

Um mundo novo se forma para pais que tem seus filhos diagnosticados com diabetes. Caem de paraquedas em um contexto novo de dieta, medidas de glicemia, o medo da hipoglicemia, consultas constantes ao médico e o uso da bomba de infusão de insulina.  A criança aprende pouco-a-pouco todos os aspectos de sua doença e seu cuidado, tomando consciência da sua condição, bastante séria, mas perfeitamente tratável. É justamente por isso que a educação tanto dos pais, quanto das crianças, é papel central no manejo da doença, porque é apenas a partir de esclarecimentos que o melhor cuidado é tomado e mitos são desfeitos. Diversas são as fontes para buscar esse conhecimento, sendo através do médico, nutricionista, livros, revistas ou portais confiáveis da internet.

O nosso site tem como uma de suas metas fornecer informações de fácil acesso que esclareçam dúvidas e permitam um ganho de conhecimento sobre a doença. A seção "Meu Filho tem Diabetes, e Agora?" tem justamente o propósito de atender a essa necessidade dos pais.

Além do conhecimento, diversas outros aparatos existem na atualidade para que essas crianças sejam bem cuidadas e para que o diabetes desempenhe um papel cada vez menos central em suas vidas. Alimentos diet e zero, glicosímetros, sensores, monitores contínuos de glicose (GCM), bombas de infusão de insulina e a clássica insulina são todos itens que estão à disposição da saúde!

Desejamos um excelente dia das crianças a todos os nossos pequenos leitores ou filhos de nossos leitores. Não é possível viver sem o diabetes, mas sim viver como se ele não estivesse ali.

 Por Antonio Carlos G. Barros Jr.

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Av. José Bonifácio, 1901 - Jardim das Paineiras - Campinas - SP,13092-305,Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que você procura?

Insulina Humana

A insulina humana (NPH e Regular) utilizada no tratamento de diabetes atualmente é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante. A insulina chamada de ‘regular’ é idêntica à humana na sua estrutura. Já a NPH é associada a duas substâncias (protamina e o zinco) que promovem um efeito mais prolongado.

Análogo de Insulina

Um análogo de insulina é uma forma alterada de insulina, diferente de qualquer que ocorrem na natureza, mas ainda está disponível para o corpo humano para executar a mesma acção de insulina humana em termos de controle glicêmico.

Canetas Descartáveis

As canetas descartáveis, já vem carregadas com insulina e ao terminar seu uso são dispensadas e pega-se uma nova caneta, dispensa portanto a troca de refis, tornando o uso ainda mais simples.

Canetas Reutilizáveis

As canetas podem ser reutilizáveis, e que se compra o refil de 3 mL de insulina para se carregar na caneta. Neste caso é importante observar que as canetas são específicas para cada fabricante de refil.