Percebendo o que se come

Um ponto comum e importante é que a maior parte das pessoas com excesso de peso não tem a percepção do quanto está comendo e da forma como come.

Por que não sabe quanto está comendo? Porque come automaticamente.

Se você observar um fumante, vai perceber que muitas vezes ele acende um cigarro atrás do outro, mal acabou um cigarro já acende outro, principalmente numa situação de ansiedade, nervosismo, tensão ou quando não tem o que fazer.

Se você lhe disser que está fumando muito, ele poderá responder sinceramente que não está.

Isto acontece porque fumar pode ser um ato quase automático. Assim, o fumante pode não ter percepção do número de cigarros que fumou. Ele sabe que fumou, mas não tem idéia exata do número de cigarros fumados. Só vai saber, se contar os cigarros que sobraram no maço, no fim do dia.

Em um comedor crônico isto também pode acontecer, principalmente se não comer muito nas grandes refeições e se for um "beliscador".

Isto geralmente acontece com as mulheres, que na hora do almoço e do jantar comem pouco, mas nos intervalos perdem o controle, porque estão muito afobadas com os serviços da casa, ou estão sozinhas (acabam comendo para passar o tempo), estão muito tensas, etc.

Acontece também com homens que durante a semana, comem normalmente e nos sábados e domingos, comem o tempo todo. Que tem o hábito de churrasco todos os finais de semana, onde passam a tarde comendo e bebendo.

Muitas vezes ao procurarem o médico estas pessoas dizem que comem pouco, e acreditam no que estão dizendo.

Pode ser que isso esteja acontecendo com você.

Para verificar isso, eu lhe proponho uma experiência: - Ao iniciar o seu dia deixe uma vasilha ou um prato e vá colocando nele uma duplicata de tudo o que você está comendo. No fim do dia, você pode ter uma idéia do quanto comeu e do que comeu.

Se comeu uma banana, coloque uma banana no prato, se comeu uma caixa de chocolates, coloque uma caixa de chocolates.

Depois de feita essa experiência, se você descobrir que é uma dessas pessoas, tente avançar mais um passo.

Anote, durante dois ou três dias, tudo o que está comendo e, além disso, tente anotar o que você está fazendo em cada situação.

Por exemplo: comecei a comer um chocolate e comi uma barra inteira porque estava alegre ou triste, ou estava cansado, ou sem fazer nada, ou sozinho. Enfim, tente correlacionar a situação em que você come mais, com algum tipo de sentimento ou sensação, e a partir daí tente usar outros substitutos além da comida, para lidar com esta situação.

A maior parte das pessoas que comem muito, compulsivamente, não come por fome, come para preencher um vazio, matar o tempo ou diminuir a angústia, como se o alimento pudesse anular ou diminuir estas sensações desagradáveis.

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Av. José Bonifácio, 1901 - Jardim das Paineiras - Campinas - SP,13092-305,Brasil

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O que você procura?

Insulina Humana

A insulina humana (NPH e Regular) utilizada no tratamento de diabetes atualmente é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante. A insulina chamada de ‘regular’ é idêntica à humana na sua estrutura. Já a NPH é associada a duas substâncias (protamina e o zinco) que promovem um efeito mais prolongado.

Análogo de Insulina

Um análogo de insulina é uma forma alterada de insulina, diferente de qualquer que ocorrem na natureza, mas ainda está disponível para o corpo humano para executar a mesma acção de insulina humana em termos de controle glicêmico.

Canetas Descartáveis

As canetas descartáveis, já vem carregadas com insulina e ao terminar seu uso são dispensadas e pega-se uma nova caneta, dispensa portanto a troca de refis, tornando o uso ainda mais simples.

Canetas Reutilizáveis

As canetas podem ser reutilizáveis, e que se compra o refil de 3 mL de insulina para se carregar na caneta. Neste caso é importante observar que as canetas são específicas para cada fabricante de refil.