Tireóide

Imprimir

O que é Tireoide?

Publicado em Tireoide

Todos nós nascemos com uma glândula no pescoço chamada tireóide. Ela se localiza imediatamente abaixo da cartilagem tireóide, "pomo de adão", e pode ser sentida através do toque superficial. A função básica da glândula é a produção de dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Esses dois hormônios vão para a circulação sanguínea e agem em diversas células do nosso organismo regulando o consumo de lipídios (gordura), carboidratos (açúcares) e estimulando a fabricação de proteínas. Enfim, o efeito desses dois hormônios consiste em aumentar o metabolismo basal, aumentar a atividade das nossas células.

Assim, em situações de estresse fisiológico, como o crescimento da adolescência e durante a gravidez, a glândula sofre um ligeiro aumento de tamanho e torna-se mais ativa, uma vez que o organismo está necessitando de um amento do metabolismo para se adequar a essas situações. Quando o estresse diminuí a glândula retorna ao tamanho normal e readequa a produção dos hormônios.

Mas como essa glândula é controlada?

Um complexo mecanismo de interação ocorre entre a glândula tireóide, a hipófise e o hipotálamo. A hipófise é outra glândula situada em uma cavidade óssea (sela túrcica) na base do cérebro e o hipotálamo é uma região do cérebro responsável por diversas atividades, dentre elas o controle sobre as glândulas endócrinas e a regulação do apetite.

Quando o hipotálamo percebe que os níveis de T3 e T4 estão baixos, ou quando o organismo necessita de um metabolismo mais acelerado, o hormônio TRH irá estimular a hipófise. Esta, por sua vez, produz o hormônio TSH que é capaz de estimular a tireóide. Quando estimulada, a tireóide produz os hormônios T3 e T4 os quais possuem a função de regular o metabolismo humano, com descrito acima. Os hormônios T3 e T4 também agem na hipófise e no hipotálamo diminuindo a secreção de TRH e TSH e todo ciclo se mantém balanceado, como no esquema a seguir:

o-que-e-tireoide

Mais informações sobre Tireoide, clique aqui