Diabetes é uma alteração do funcionamento do metabolismo de carboidratos (açúcares), proteínas e gorduras, que ocorre em consequência à diminuição da função e/ou da quantidade de insulina no organismo.


Insulina: A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas, um órgão que fica dentro do abdômen, abaixo do estomago. Ele é produzido por células chamadas de células beta, que ficam dentro do pâncreas agrupadas em ninhos de células chamadas de ilhotas de Langherans.


Função da Insulina: A função da insulina é metabolizar a glicose (aproveitando-a para a produção de energia) e favorecer a formação de proteínas e o acúmulo de gordura no tecido gorduroso e de glicogênio no fígado. Quando existe pouca ou nenhuma produção de insulina ou resistência a seus efeitos o organismo todo sofre – os níveis de glicose circulantes aumentam no sangue, a pessoa urina muito, sente muita sede e emagrece e pode adoecer. Crianças desenvolvem ceto-acidose diabética, quadro muito grave de saúde que pode colocar a sua vida em risco, se não for tratado imediatamente.


O esquema abaixo simplifica a função da insulina:

IMAGEM