Blog

Chegou no SUS: insulinas análogas de ação rápida para pacientes com diabetes tipo 1

O Ministério da Saúde passará, a partir do final de agosto de 2017, a disponibilizar insulinas análogas de ação rápida para o tratamento de diabetes tipo 1. Tal medida pode ajudar a evitar ocorrência de hipoglicemias (quedas nos níveis de açúcar no sangue) durante a noite.

O diabetes tipo 1 é uma doença em que o indivíduo não produz o hormônio insulina, o qual é responsável por mediar a saída de glicose do sangue e entrada nas células. A consequência disso, é o aumento dos níveis de açúcar no sangue. O tratamento é baseado no uso de insulinas injetáveis para repor aquilo que o corpo não produz.

Com essas novas insulinas, o pico de ação será mais rápido (após 1-2h da injeção) e a duração do efeito será mais curta. Assim, diminuem o risco de hipoglicemias, quando administradas a noite. Como elas agem mais rápido e por menos tempo, há menor risco de elas retirarem excessivamente o açúcar do sangue enquanto o indivíduo dorme, este, poderia levar a hipoglicemia (a qual pode ter consequências graves como convulsões, perda de consciência, coma e até morte).

Resultado de imagem para insulinas

Com a chegada das novas insulinas análogas de ação rápida será possível proporcionar um tratamento de melhor qualidade que garante um melhor controle glicêmico e com menores riscos.

Aline de Fátima Dias – Estudante de Medicina