Todos já ouviram falar sobre o “efeito yo-yo” ou o “efeito sanfona” que muitas pessoas apresentam após a realização de dietas para perder peso. São inúmeros os indivíduos que sofrem com o ganho de peso rápido e excessivo após passarem meses realizando dietas e, muitos terminam ganhando ainda mais peso do que aquele perdido durante a dieta.
E foi para tentar entender e explicar o porquê da ocorrência deste efeito totalmente indesejado, que cientistas realizaram uma série de experimentos com ratos em laboratório. Em uma publicação da revista Nature, pesquisadores atribuem isto a alterações que ocorrem no microbiota intestinal (que são populações de bactérias que vivem no intestino humano).
Segundo as pesquisas, durante a dieta, alteram-se as populações de bactérias que vivem no intestino. Então, quando o indivíduo termina a dieta e volta a fazer refeições com maior teor de gordura, as novas bactérias do intestino alteram a forma de metabolização dos alimentos e aumentam a velocidade do ganho de peso.
O estudo foi feito em laboratório, foram retiradas bactérias presentes no intestino de ratos que se alimentaram de uma dieta com menor teor de gorduras. Então, esses microorganismos foram colocados no intestino de ratos que tiveram uma dieta com maior teor de gorduras. E o que eles observaram foi que estes ratos, mesmo não realizando dieta, apresentaram um rápido ganho de peso após a transposição destas bactérias.
Com isso, foi concluído que quando se associa a alteração da microbiota a dietas desbalanceadas e ricas em gorduras, ocorre um aumento maior e mais rápido do peso corporal.
Por isso, a realização de dietas que sejam muito restritivas buscando rápidas perdas de peso são totalmente não recomendadas pois, em geral, não são saudáveis e seus resultados não se mantém a longo prazo. Sendo sempre indicadas a total mudança nos hábitos de vida para que se possa perder peso com saúde e para que sejam obtidos resultados mais duradouros.
Por Aline de Fátima Dias – estudante de medicina