O hipotireoidismo é uma doença em que há redução na produção de hormônios tireoidianos. Pode ter diversas causas: desde tumores, doenças autoimunes (quadro conhecido como tireoidite de Hashimoto), efeitos colaterais ao uso de medicamentos, etc.
Como os hormônios produzidos por essa glândula são responsáveis pelo controle do metabolismo do corpo, quando há queda na produção dele, há uma redução geral das funções do indivíduo e sintomas bastante generalizados como: cansaço, desânimo, dificuldade em perder peso, cabelos e unhas quebradiças, pele ressecada, raciocínio mais lento e até mesmo, um quadro depressivo. A gravidade dos sintomas são bastante variáveis de acordo com o grau de comprometimento e níveis hormonais do indivíduo.
O tratamento se baseia na reposição dos hormônios tireoidianos. Em geral, o medicamento mais utilizado chama-se Levotireoxina Sódica. Para garantir a absorção deste remédio, recomenda-se tomar pela manhã e não se alimentar por pelo menos 30min após. Se esquecer, indica-se tomar o comprimido 2h após a última alimentação e, também, aguardar no mínimo 30min para se alimentar novamente.
Por Aline de Fátima Dias
Estudante de medicina