Blog

Medicamentos para emagrecer

medicamentos-para-emagrecer

Emagrecer não é tarefa fácil. Muitas pessoas acabam apelando para diversas receitas, chás, dietas milagrosas e até mesmo simpatias para poderem vencer a luta contra a balança

Porém, emagrecer, de forma saudável, antes de tudo significa fazer mudanças no estilo de vida e mudar para uma dieta saudável.

Na luta para chegar ao peso ideal, frequentemente são usados medicamentos que funcionam diminuindo o apetite ou aumentam a sensação de saciedade. Alguns desses medicamentos realmente podem auxiliar na perda de peso, têm eficácia comprovada mas nao são autorizados para uso no Brasil e em muitos países do primeiro mundo. Os principais chamados de anorexígenos são: a Anfepramona, o Fenproporex e o Mazindo, e foram proibidos no Brasil, por causa de seus efeitos colaterais e riscos de saúde.

Outros medicamentos usados são os do grupo das drogas Serotoninérgicas e as mais importantes são: a Fluoxetina, Sertralina, medicamentos mais usados no tratamento da depressão, podem ser eficazes em pessoas com excesso de peso, que possuem compulsão alimentar ou que estejam deprimidas e com excesso de peso. Estes medicamentos são mais seguros que os anorexígenos, porém a perda de peso é mais modesta.

Por ultimo temos a sibutramina ela funciona com mecanismos que corresponde a soma parcial dos efeitos dos dois grupos de medicamentos juntas, aumentam a saciedade, diminuem a fome por carboidratos alem de diminuir a fome por ansideade, Com isso podem reduzir cerca de 10% do peso em 6 meses., porém podem causar efeitos colaterais importantes em muitas pessoas tias como palpitação, aumento da pressão arterial e ansiedade.

Outros medicamentos usados no tratamento do excesso de peso, podem ser as medicações chamadas de Incretinomimeticas, cujos exemplos são o Saxenda e o Ozempic – que embora ja tenha seu uso autorizado nos Estados Unidos para o tratamento de obesidade, no Brasil ainda aguarda  autorização da ANVISA>

  • Todos os medicamentos usados para perda de peso devem ser tomados com acompanhamento de um médico especialista.