Blog

Para diabéticos tipo 2: Quais cuidados com sua saúde você deve ter

Após anos da doença, o diabetes pode levar a uma série de complicações. Se você tem diabetes, fique atento e faça um acompanhamento médico regular! Seguem alguns cuidados que você deve ter para diagnosticar alguns problemas nas suas fases iniciais.

Um dos cuidados que se deve ter são em relação aos olhos. O diabético tipo 2 deve realizar avaliações anuais por exames de fundo de olho para detectar a presença de possíveis complicações e realizar seu tratamento.  Dentre as principais doenças dos olhos temos a retinopatia diabética e descolamento de retina – ambas podem ser diagnosticadas por este exame. (link saiba mais: texto retinopatia diabética)

Dentre as doenças dos olhos que podem ser causadas pelo diabetes, há a retinopatia diabética. Nela, ocorre a microdilatação de vasos localizados no fundo do olho – chamados  microaneurismas – os quais podem se romper levando, até mesmo, a perda da visão. 

Seu tratamento é baseado em:

  • Realizar o controle do diabetes (por meio de dieta, exercícios físicos, uso de medicações ou insulina – conforme indicado pelo médico);
  • Laserterapia
  • Injeções dentro dos olhos (anti-VEGF).

Outra doença dos olhos que também está associada ao diabetes, é o descolamento de retina – a qual é diagnosticada também pela realização de exames de fundo de olho com regularidade. Também é importante, o cuidado com os rins. O diabetes descontrolado pode levar a danos a este órgão, doença renal crônica e insuficiência. A função renal deve ser avaliada uma vez por ano. Os exames a serem realizados são:

  • Dosagens de sangue: onde é avaliado os valores de creatinina;
  • Dosagens de urina: pelo exame de urina 1 e microalbuminúria (a qual pode ser realizada pela coleta da urina pela manhã, não sendo mais necessário a urina de 12 ou 24h). 

Para saúde dos rins, também é importante o controle da pressão arterial. Se você tem pressão alta, é importante o uso dos remédios específicos para pressão indicados por seu médico. Os valores de pressão ideal são 120 x 80 mmHg (“12 por 8”). Como limite, tem-se os valores de 130 x 80 mmHg. 

Outros exames a serem realizados são os de colesterol e suas frações, ácido úrico e triglicérides (que é realizado por exames de sangue). O diabético pode ter doença nos vasos que é prejudicada ainda mais por descontroles de colesterol e etc. Esses exames também devem ser realizados uma vez por ano. Mas se você tem alteração de algum deles, é importante a realização de exames a cada três/quatro meses. 

Para avaliar o controle do diabetes, é importante a realização do exame de hemoglobina glicada, a qual também é coletada por dosagens de sangue. Ela mostra o valor médio da glicemia nos últimos 3 meses e permite que o médico faça uma avaliação mais completa de como tem sido o controle do açúcar no sangue. Tem-se como meta valores <7%. O ideal seria a realização deste exame a cada 3-4 meses. Se não for possível, é muito importante que ele seja realizado pelo menos uma vez por ano. 

Também deve-se ter um cuidado especial com os pés. Diabéticos podem ter problemas nos nervos que levam a perda de sensibilidade, com isso, acabam se machucando e não percebem. Assim, é importante que você os examine todos os dias. Também, é importante uma avaliação anual dos pés, a qual é realizada pelo médico. (saiba mais: Vídeo cuidado com os pés)

 Deve haver também atenção com relação as vacinas. Os diabéticos devem sempre tomar todas as vacinas indicadas pelo calendário nacional (caderneta de vacinas), bem como as doses de reforço (como vacina anti-tétano). Também deve ser tomada as vacinas contra gripe e contra a varicela (que pode ter manifestações como herpes zoster mesmo naqueles que já tiveram a ‘catapora’). 

Portanto, se você é diabético, É MUITO IMPORTANTE que você tenha os seguintes cuidados: avaliações anuais com exame de fundo de olho, exames de sangue e urina para avaliar a função dos rins, valores de colesterol, ácido úrico e triglicérides, hemoglobina glicada; além de auto-exame diário dos pés e anuais feitos pelo médico. Tome as vacinas! Desta forma, você consegue prevenir e tratar de forma precoce as possíveis complicações do seu diabetes.